Páginas

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

AQUI, AGORA! – 1 João 2:15-17

O que você prefere: uma vida longa, cheia de sucessos e próspera, morrer e ir pro nada (nem céu, nem inferno) ou uma vida cheia de sofrimentos, lutas e dificuldades, morrer e ir desfrutar da eternidade com Jesus?
Ainda que a maioria das pessoas não diga isso, acredito que muitos escolheriam a primeira opção: viver uma vida boa por aqui, morrer e não existir nada depois...
Evidentemente que essas coisas não são excludentes: é possível viver uma vida próspera e desfrutar da eternidade com Jesus. No entanto, é uma balança bastante precisa pra descobrirmos o que amamos mais: o mundo ou o Pai.
João nos alerta dizendo que aquele que ama o mundo, o amor ao Pai não está nele. Perceba que, em nenhum momento, João nos dá a possibilidade de amarmos mais um do que o outro: ou é o mundo ou é o Pai.
Em última instância, o que precisamos perceber nesse texto é quanto tempo queremos permanecer. Se a nossa vida for inteiramente voltada para o amor às coisas do mundo, nós vamos passar – assim como o mundo. No entanto, se a nossa vida for inteiramente voltada pelo nosso amor ao Pai, então, permaneceremos para sempre!
  • Para meditar:
  1. O 'mundo' que João fala aqui é o sistema de princípios e valores dominados por Satanás e pela maldade do homem. Você já parou pra pensar que muitos de nossos conceitos de certo e errado podem ser estabelecidos por esses princípios e valores? Se sim, qual é o princípio que a nossa sociedade valoriza que você, movido pelo amor ao Pai, abomina mais?
  2. A cobiça da carne é a tentação que surge dentro do nosso coração e da nossa mente. A cobiça dos olhos é a tentação que nos ataca de fora. E a ostentação dos bens é a soberba/orgulho a respeito daquilo que nós mais possuímos. As três são armadilhas perigosíssimas do mundo. Contra qual delas você, pessoalmente, tem que batalhar mais?
  3. Se amamos o Pai, então, nossa rotina/agenda vai ser determinada em torno dessa realidade. O que podemos fazer para que nosso amor ao Pai seja manifestado na nossa rotina? Que esforços precisamos fazer para que nós demonstremos mais amor ao Pai do que temos demonstrado?

Nenhum comentário: