Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O QUE TEMOS E SOMOS EM JESUS – I João 2:12-14

Naturalmente, temos estágios de maturidade na vida. Não é possível cobrar a mesma responsabilidade de um adolescente de 13 anos de idade como se ele fosse um homem de 35.
Na vida cristã, de forma muito semelhante, encontramos níveis diferente de maturidade. Isso não quer dizer que alguém é melhor que outro porque é mais maduro na fé. Também não quer dizer que aqueles que acabaram de se converter podem viver como bem entendem.
O texto que lemos fala sobre esses estágios de maturidade: os 'pais' e os 'jovens' (João faz referência a todos os cristãos como 'filhinhos'). Os 'pais' são aqueles que já desfrutam de certa maturidade na fé, enquanto os 'jovens' são aqueles que estão caminhando para a maturidade.
Para João, todos os cristãos (os 'filhinhos') não devem carregar nenhum tipo de culpa a respeito dos pecados do passado, nem do presente, afinal, "os seus pecados foram perdoados graças ao nome de Jesus" (vs. 12). Assim também, devem viver em um relacionamento íntimo e profundo com Deus, pois "conhecem o Pai" (vs. 14a).
Aqueles que já desfrutam de alguma maturidade (os 'pais') devem viver completamente satisfeitos na suficiência do conhecimento de Cristo, pois "conhecem aquele que é desde o princípio" (vs. 13 e 14b).
Já aqueles que caminham para a maturidade (os 'jovens') devem viver confiantemente, uma vez que sua força não vem de seus méritos, mas da Palavra de Deus e da vitória de Cristo sobre os poderes das trevas. É isso que João diz: "vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno" (vs. 14c).
  • Para meditar:

  1. Muitas pessoas são extremamente oprimidas por culpas de erros cometidos no passado. Se verdadeiramente cremos em Jesus como Senhor e Salvador, todos os nossos pecados foram perdoados. Por isso, não devemos viver com culpa a respeito dos nossos pecados e limitações. Você se enxerga carregando culpa a respeito dos seus erros do passado ou do presente?
  2. Se Jesus nos revela o Pai, então, não precisamos de nenhum tipo de conhecimento 'extra' sobre Deus! Jesus é suficiente! Por conta disso, não devemos buscar 'auxílios' (horóscopos, sortes, 'espíritos' – que, na verdade, são demônios – ou outros líderes religiosos – Buda, Ghandi, Dalai Lama) mentirosos para a nossa vida. Você é capaz de perceber algum fato na sua vida em que você tentou confiar nessas coisas e 'entrou pelo cano'?
  3. Como podemos fazer para que experimentemos dessa realidade de que a "Palavra de Deus permanece" em nós?

Nenhum comentário: