Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

O BÁSICO, MAS COM AMOR

Domingo passado, no culto vespertino, começamos uma nova série de pregações chamada "Uma Igreja Segundo o Coração de Deus". Espero que seja um tempo abençoado, de extremo crescimento para todos nós. E, nesse tempo, precisamos atentar para aquilo que Deus tem para nos falar através das cartas às sete igrejas do Apocalipse.
Em todas as cartas, queridos, existe uma estrutura. Em primeiro lugar veremos um TÍTULO atribuído ao remetente da carta: Jesus. Após a revelação do caráter de Jesus, passamos a ver as CARACTERÍSTICAS da igreja. Por conta dessas características encontramos um CONSELHO ou exortação de Jesus. No entanto, nem todos seguem esse conselho, o que traz uma CONSEQUÊNCIA para aqueles que mantem o coração endurecido pelo pecado. Mas, pela graça de Deus, tudo termina com uma PROMESSA de Jesus ao vencedor.
É verdade, no entanto, que, com relação a essa estrutura, a exceção é mais comum que a regra. Mas, ainda assim, é através dessa estrutura que vamos nos guiar para aprendermos a ser "Uma Igreja Segundo o Coração de Deus."
Ao longo das pregações, os irmãos vão perceber essa estrutura. Em algumas cartas, algumas sessões estão ausentes e em outras estão misturadas em uma só. Mas, mesmo assim, seremos extremamente abençoados ao entendermos aquilo que Cristo quer da sua Igreja ao se comunicar conosco.
As setes igrejas do Apocalipse são, segundo creio, um exemplo e uma realidade de todas as igrejas de todos os tempos na face da terra. E a primeira a ser tratada é a igreja de Éfeso, talvez a igreja mais importante da Ásia Menor.
Éfeso era uma cidade enorme, próspera, crescente, mas idólatra. Existia na cidade um enorme santuário à deusa grega Diana. No entanto, a igreja de Éfeso tornou-se uma grande potência. Ela crescia, servia, colocava à prova os falsos apóstolos. Tudo por amor a Cristo! Existem relatos de historiadores que dizem que os cristãos eram tão numerosos e tão influentes naqueles dias que os templos pagãos estavam quase vazios.
No entanto, queridos, com o passar do tempo, o amor foi esfriando, foi enfraquecendo. Até que os cristãos efésios passassem a perseverar no trabalho e a testar a maldade do engano por mera religiosidade e não por amor a Jesus!
E é por isso que Jesus os incentiva a fazerem "O BÁSICO, MAS COM AMOR." Trabalhar arduamente por Jesus é o básico da vida cristã! Conhecer o Evangelho e ser intolerante com a maldade do engano é o básico da vida cristã! Mas não é porque é o básico que deve nos faltar o primeiro amor para realizarmos essas coisas.
Que Deus nos abençoe,
Pr. Thiago.


Auxílio para o Sermão
1. Caráter de Jesus (vs. 1)
- Jesus controla e ordena o ministério dos anjos da igreja;
- Jesus controla, ordena e está no meio da sua igreja.
2. Característica boa da igreja (vs. 2, 3 e 6)
- Uma igreja que servia;
- Uma igreja que não tolerava o engano e os falsos apóstolos (falso Evangelho).
3. Característica ruim da igreja (vs. 4)
- Seu serviço e sua perseverança não eram motivadas pelo primeiro amor;
- Faziam tudo por religiosidade
4. Conselho de Jesus (vs. 5a)
- Lembre-se do primeiro amor;
- Arrependa-se e volte ao primeiro amor;
- Faça o que você fazia quando sentia o primeiro amor.
5. Consequência do pecado (vs. 5b)
- A falta de arrependimento leva a falta de relevância;
- Falta luz para a igreja, que precisa iluminar.
6. Promessa de Jesus (vs. 7)
- Desfrutar da presença de Deus na eternidade sem a obstrução da maldade e do pecado.

Nenhum comentário: