Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

FÉ SANTA E EQUILIBRADA - Apocalipse 2:12-17

Pérgamo não se comparava, nem de longe, com Éfeso ou Esmirna. Não tinha o charme, nem a riqueza, nem a beleza das duas cidades mais importantes da Ásia Menor. No entanto, ela tinha uma outra característica marcante: a sua religiosidade.
Um morador de Pérgamo teria muitas opções religiosas. Na cidade tinha um templo de Zeus (o principal deus do panteão greco-romano), outro de Atena (a deusa da sabedoria), outro de Dionísio (deus do vinho – as orgias eram consideradas uma adoração a esse deus) e Asclépio (ou Esculápio – deus da cura). Além disso, pela influência que do Império Babilônico, eram comuns as práticas de magias e adivinhações. Mas não era apenas isso: o lugar era, assim como Esmirna, um lugar de grande adoração ao imperador.
Essa multiplicidade religiosa trazia à igreja uma intensa perseguição. Uma perseguição tão intensa que, semelhantemente à igreja de Esmirna, alguns chegavam a pagar com a própria vida pelo fato de serem cristãos. O próprio Antipas, citado por Jesus na carta, "foi morto nesta cidade" (vs. 13 – NVI). No entanto, mesmo em meio a tamanha perseguição, a igreja "não renunciou a sua fé."
A característica que Jesus usa para descrever Antipas, "a fiel testemunha", passa a ter um significado especial para a igreja dos primeiros séculos depois de Cristo. A palavra "testemunha", em grego, língua em que o Novo Testamento foi escrito, é martus, de onde tiramos a palavra 'mártir'. Ou seja, naqueles dias, testemunhar com fidelidade era morrer pelo Evangelho, morrer por amar a Cristo!
No entanto, algumas pessoas daquela igreja vinham negociando seus valores, sua fidelidade, sua adoração. Estavam se dobrando à imoralidade sexual e à idolatria. Na mesma igreja, onde pessoas morriam por amor a Jesus, algumas pessoas estavam se tornando idênticas àquela sociedade moralmente e espiritualmente perdida. Por isso, ao falar com a igreja de Pérgamo, Jesus se refere àquela cidade como o lugar "onde Satanás habita" (vs. 13), onde está o "trono de Satanás".
Para nós, cristãos do séc. XXI, tão 'mente-aberta', 'descolados' e seguidores do 'politicamente correto' e da 'política da boa vizinhança' é muito estranho que o Mestre fale sobre um lugar com religiosidade tão abundante de forma tão dura.
No entanto, Jesus nunca escondeu a verdade: Ele "tem a espada afiada de dois gumes" (vs. 12). A Bíblia faz diversas referências a espada como sendo a Palavra de Deus. Jesus é o Verbo ('logos'; palavra) de Deus (João 1:1). Em Jesus encontramos a revelação máxima do ser de Deus (Hebreus 1:1-3). Quem não conhece Jesus, não conhece o próprio Deus! Mas não apenas isso...
Outras vezes, encontramos na Bíblia a associação entre a espada e juízo de Deus. Para aqueles que enxergam Deus como um velhinho bonzinho, mais parecido com o Papai Noel, precisam enxergam que a ira de Deus permanece sobre os filhos da desobediência (Efésios 5:6). 
Fuja da ira vindoura! 
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: