Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTANDO

O povo brasileiro acordou! Será? Perdoe-me pelo meu ceticismo, mas prefiro crer nisso quando vir os resultados das próximas eleições. No entanto, acredito que junho de 2013 ficará marcado na história do nosso país. É bastante provável que meus filhos e meus netos estudem este mês nas aulas de história. E quero ser muito honesto quando me perguntarem.
Não vou dizer que era por causa de vinte centavos como alguns ignorantes. Não vou dizer que era contra o governo da época como alguns oportunistas. Não vou dizer que eram vândalos e baderneiros como os minimalistas.
Não vou dizer que era um partido político de oposição que ganhou força. Não vou dizer que eram os filhinhos mimados do país querendo atenção.
Quero dizer que o povo brasileiro protestava contra as instituições opressoras, contra as injustiças sociais, contra a corrupção, contra a precariedade dos sistemas (saúde, transporte, segurança pública, educação, cultura).
Quero dizer que o povo brasileiro protestava contra os vários adicionais salariais e privilégios inescrupulosos dos políticos. Quero dizer que era contra um sistema previdenciário falido e corrupto.
Quero dizer aos meus filhos e netos que o povo brasileiro protestava pedindo reforma: agrária, política, social, judicial.
Quero dizer que era contra os rios de dinheiro investido em um evento esportivo particular (não se engane: a FIFA e a CBF são instituições privadas). Quero, mesmo sendo corinthiano doente, dizer que era por causa do dinheiro público investido no 'Itaquerão', assim como em quase todos (se não todos) os estádios (ou 'arenas', caso na época não existam mais estádios). Dinheiro que deveria ser investido em formação de qualidade, escolas, hospitais e segurança.
Quero dizer que o povo brasileiro protestava contra ele mesmo!
Protestava contra seu voto inconsciente, oportunista, cheio de favores. Protestava contra sua péssima interpretação da realidade do país. Protestava contra o engano ao qual se deixou submeter. Contra a inutilidade e futilidade da sua vida cotidiana.
Protestava contra a sua 'malandragem', contra sua falta de ética, contra o 'jeitinho brasileiro'.  Protestava contra sua própria maldade, contra sua pecaminosidade.
Protestava contra a dominação de suas religiões opressoras e 'mandonas', que não compreendem a Graça do Pai. Protestava por, dentre tanta cultura religiosa, não ter encontrado o Caminho, a Verdade e a Vida.
"Vô, a igreja participou disso?" – Como instituição? Não. Infelizmente, não! Aliás, era contra ela que se protestava também! Mas a igreja de Jesus participou! Aqueles que entenderam a indignação do coração de Deus contra toda injustiça estavam nas ruas, nas redes sociais, fazendo história! Alguns se calaram por não entenderem ao certo o que acontecia, afinal, foi mesmo muito confuso.
E quando a conversa estiver por terminar, tenho certeza que, se eles tiverem um pouco da indignação de seu velho avô, eles vão me perguntar se eu participei de tudo isso. E aqui eu descubro outra coisa que quero dizer: "Sim!"
Pr. Thiago Mattos

Um comentário:

Magaldi disse...

Também sou Corinthiana ,mas não posso aceitar as suas colocações a respeito do Corinthians,que não está construindo seu estádio com nenhum dinheiro público isso é o que dizem os nossos adversários ,invejosos porque assim o fizeram quando construíram os deles.A diretoria do Corinthians pediu um empréstimo ao BNDES e junto com esse empréstimo encaminhou um projeto com ações que irão viabilizar o pagamento do empréstimo e os benefícios que a arena vai realizar na revitalização do bairro de ITAQUERA,juntamente com a lei assinada pela ex Prefeito Marta Suplicy que todo aquele que investisse no bairro seria isento de impostos.Confundir incentivo fiscal com dinheiro público é o fim,por isso apesar de o Corinthians ser uma instituição privada ,realiza projetos sociais como nenhum outro clube.Não entre nessa onda dos que falam muito,você será mais justo se conhecer de fato a grandiosa história do Sport Club Corinthians Paulista e tudo que ela realiza dentro e fora do Campo.