Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

EVANGELIZAR É PRECISO!


“Ao ver as multidões, [Jesus] teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” – Mateus 9:36
Os antigos navegadores portugueses e espanhóis tinham um lema: “Navegar é preciso; viver não é preciso.” Esta frase, imortalizada pelo poeta Fernando Pessoa, reflete a dependência da coroa portuguesa do período colonial das grandes navegações, responsáveis por sustentar todo o Estado através das explorações.
Se Portugal era tão dependente das navegações naquela época, hoje, podemos associar esta mesma dependência na vida da igreja quando falamos de evangelização. Nenhuma igreja pode sobreviver se não evangelizar! A igreja vive da evangelização tanto quanto a coroa portuguesa sobrevivia das grandes navegações.
Por isso, se queremos ser uma igreja abençoadora, viva e que traz uma transformação eficaz pra realidade que nos cerca, precisamos evangelizar. E quando refletimos a respeito do evangelismo, normalmente, pensamos em estratégias: “qual estratégia devo usar? Que tipo de método funciona melhor?”
A estratégia utilizada, com certeza, é extremamente importante. No entanto, quando falamos a respeito da tarefa mais importante da igreja, antes de discutirmos estratégias, precisamos falar de RELACIONAMENTOS. Toda e qualquer estratégia eficaz de EVANGELISMO depende do RELACIONAMENTO que desenvolvemos com as pessoas. Se não nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta, nunca teremos possibilidade e oportunidade para dizermos o quanto somos amados por Deus e que Ele, por seu grande amor, enviou Jesus para morrer em nosso lugar.
Nosso problema, como igreja, é que não nos dispomos a nos relacionarmos com intimidade com outras pessoas e pagarmos o preço de amarmos profundamente, a ponto de falarmos que Jesus “veio buscar e salvar o perdido” – (Lucas 19:10). Estamos tão entretidos com o ‘nosso umbigo’, com os nossos próprios interesses, perdidos em nosso egoísmo que não conseguimos perceber o desespero das pessoas que amamos. Desespero que é consequência de uma vida “sem Deus no mundo” (Efésios 2:12).
Nossos amigos e familiares podem estar vivendo uma vida aflita e exausta, “como ovelhas que não tem pastor” (Mateus 9:36) e, nem mesmo assim, temos nos relacionado com profundidade a ponto de pregarmos o Evangelho pra eles.
Se nos lembrássemos da aflição e desespero daqueles que vivem sem Jesus, com certeza nos empenharíamos mais, porque os amamos tanto, em leva-los a provar dessa vida em abundância. Nós provamos dessa plenitude de vida em Jesus e o desejo do nosso coração deveria ser que nossos queridos também pudessem provar dessa maravilhosa vida!
Precisamos investir em relacionamentos mais profundos! A igreja de Jesus precisa compreender que é impossível viver o Evangelho sem que Deus transforme os nossos relacionamentos. Quando provamos da salvação em Cristo todos os nossos relacionamentos devem ser curados.
E, por isso, precisamos nos relacionar para evangelizar!
Ou, inspirado nos antigos navegadores, podemos afirmar: “Evangelizar é preciso porque as pessoas precisam viver.”
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: