Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

"QUEM TEM MEDO DE JESUS CRISTO?"



No amor não existe medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor (I João 4:18)


Quando eu era mais novo, eu tinha uma coleção de livros e fitas cassetes que contavam diversos contos de fadas. Um desses era a história "Os Três Porquinhos". E na fita eles cantavam uma musiquinha (enquanto fugiam e eram perseguidos pelo lobo) que dizia assim: "Quem tem medo do lobo mau?" O cântico dos três porquinhos era uma zombaria ao lobo que, por mais que se esforçasse, nunca conseguia pegar os porquinhos.
No entanto, muito diferente de zombaria, eu gostaria de te perguntar: "Você tem medo de Jesus?"  Precisamos estar conscientes que Jesus é Deus. E, como Deus, Ele é Deus por completo, tal qual Deus Pai. Por isso, precisamos, sim, nos relacionarmos com Jesus com muito temor. Porém, muitas vezes, trocamos este temor pelo medo.
É muito difícil estabelecer uma diferença entre estas palavras uma vez que as utilizamos como sinônimos. Porém, precisamos compreender que o temor é o resultado de uma vida de reverência e respeito ao Criador, ao Redentor e ao Consolador (a Trindade Santíssima). O medo, no entanto, é o resultado da pecaminosidade do homem. Após o primeiro pecado, relatado em Gênesis, Deus anda pelo Édem procurando o homem e sua mulher e pergunta: "Onde está você?" A resposta de Adão é esta: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi." (Gn 3:10)
Muitas vezes, nos escondemos de Deus porque nossa alma está 'desnuda' diante dEle. Queremos nos esconder por causa do medo que nos toma ao percebermos nossa pecaminosidade.
Em Lucas 8:26-39, conta a história da cura de um endemoninhado e a população local, ao ver que aquele homem tinha sido curado, sente muito medo (Lc 8:35). Estavam com medo do resultado da ação de Jesus na vida daquele homem. E, por causa disso, eles pedem a Jesus que não mais voltassem aquela região. E, por isso, Jesus se retira.
Que oportunidade perdida! O Salvador andou no meio deles e eles pediram que Ele se retirasse. Porém, não é surpresa que muitas vezes fazemos o mesmo. Ao vermos a ação de Jesus, muitas vezes, ficamos com medo. Temos medo do que Ele pode fazer em nossas vidas, medo da forma como Ele quer agir em nós e, por isso, não nos entregamos por completo nos seus braços.
O apóstolo João, no entanto, nos encoraja a nos 'jogarmos' nos braços de amor de Cristo. E fazer isso sem medo, com confiança, sabendo que esses braços de amor podem e vão nos segurar. E, assim, provaremos do melhor porque estamos totalmente nos braços de Jesus de Nazaré!

"Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tú és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!" - Salmo 40:17

Naquele que sustenta todas as coisas pela Palavra do seu Poder,
Pr. Thiago Mattos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

"QUANTOS PÃES VOCÊS TÊM?" - Marcos 6:30-44

Há alguns anos, um amigo meu, Pr. Paul Wagner, pregou neste texto e, baseado nesta pregação, eu pergunto aos irmãos: "Quantos pães vocês têm?"
Jesus havia enviado seus apóstolos a pregar o Reino de Deus, a expulsar demônios e curar enfermidades. Ao retornarem, eles contam a Jesus tudo o que tinha acontecido durante este tempo. E Jesus, percebendo o cansaço de seus apóstolos, os chama para irem a um lugar deserto para descansar.
Porém, ao chegarem neste lugar, grande multidão os seguiram e Jesus percebeu que aquela gente "eram como ovelhas que não têm pastor". A necessidade daquela multidão era um pastor e, por isso, Jesus passa a ensiná-los.
Chegando a tarde, o dia escurecendo, os discípulos atentam para uma nova necessidade: a necessidade do alimento. E relatam a Jesus sobre esta necessidade. Mas, surpresos, eles ouvem: "Dêem-lhes vocês algo para comer." Que desafio! Seria necessário uma grande quantidade de alimento para sustentar toda aquela multidão e, para comprar aquele alimento, uma grande quantidade de dinheiro. E, justamente nesta circunstância, Jesus, conhecendo todas as coisas, pergunta: "Quantos pães vocês têm?" A resposta foi cinco pães e dois peixes. E com esses cinco pães e dois peixes, Jesus alimentou uma multidão.
Nos dias de hoje, percebemos as diversas necessidades que essas 'ovelhas sem pastor' tem e, nosso Senhor e Mestre, nos desafia para que nós mesmos possamos atender essas necessidades. E, às vezes, podemos dizer: "mas temos tão pouco... Somos tão poucos..." Ou então: "não sabemos fazer nada... Só sabemos fazer ISSO..."
É esse ISSO que Jesus quer usar. Não se constranja, não se envergonhe. Jesus usou cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão. Por isso, sabemos que Ele pode nos usar no pouco que temos e no pouco que somos. E olha que Deus tem nos abençoado com muito mais do que cinco pães e dois peixes...
Abramos os nossos olhos para perceber que os campos já estão brancos para ceifa!
Naquele que nos chama ao serviço,
Pr. Thiago.

quinta-feira, 10 de março de 2011

O QUE É NECESSÁRIO? - Marcos 6:30-44

Esta passagem é um dos milagres mais famosos de Jesus. Mas, às vezes, por acharmos que já o conhecemos, passamos despercebidos por alguns ensinamentos bem simples que estão contidos neste texto. Quando este milagre acontece, Jesus, percebendo o cansaço de seus apóstolos, tenciona retirar-se para um lugar deserto com eles para que possam descansar.
Porém, não foi o que aconteceu. Ao chegarem, viram que uma grande multidão havia seguido Jesus e, ao ver a multidão, a Bíblia nos conta que Jesus teve compaixão daquelas pessoas porque eram como ovelhas que não tem pastor. E, a partir daí, passou a serví-los através do ensino e do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. E, com Ele, seus discípulos também passam a servir toda aquela multidão.
A necessidade dos discípulos (descanso) era menos importante que a necessidade da multidão (um pastor). Ainda que estivesse sensibilizado pela necessidade dos discípulos, Jesus percebeu que a necessidade da multidão era muito mais desesperadora.
Quando caminhamos com Jesus, precisamos aprender a pensar, a falar, a olhar e a sentir como Jesus. E, por isso, precisamos a avaliar melhor as nossas necessidades. Muitas vezes, colocamos situações ou aquisições como necessidades prioritárias em nossas vidas, quando tudo o que Jesus nos ordena é abrir os olhos e se compadecer da multidão que são como ovelhas que não tem pastor.
O preço de seguir Jesus (o carregar da nossa cruz) nos faz, em muitas circunstâncias, abrir mão de nossas necessidades para atendermos a necessidade de outra pessoa.
Porém, ainda assim, o preço pago por Cristo em nosso lugar é muito maior. Ele "esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!" (Fp 3:7,8 - NVI)
Que a nossa atitude seja a mesma de Cristo, que se humilhou para dar a sua vida em resgate de muitos.
Em Cristo,
Pr. Thiago.

sábado, 5 de março de 2011

In Me - Casting Crowns



If you ask me to leap
Out of my boat on the crashing waves
If You ask me to go
Preach to the lost world that Jesus saves

I’ll go, but I cannot go alone
Cause I know I’m nothing on my own
But the power of Christ in me makes me strong
Makes me strong

Cause when I’m weak, You make me strong
When I’m blind, You shine Your light on me
Cause I’ll never get by living on my own ability

How refreshing to know You don’t need me
How amazing to find that you want me
So I’ll stand on Your truth, and I’ll fight with Your strength
Until You bring the victory, by the power of Christ in me

If You ask me to run
And carry Your light into foreign land
If You ask me to fight
Deliver Your people from satan’s hand

To reach out with Your hands
To learn through Your eyes
To love with the love of a savior
To feel with Your heart
And to think with Your mind
I’d give my last breath for Your glory

quinta-feira, 3 de março de 2011

DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ!

"Estabelecerei paz na terra, e vocês se deitarão, e ninguém os amedrontará." - Levítico 26:6

Todo o livro de Levítico é a expressão da Lei dada por Deus ao povo de Israel no momento em que estava caminhando no deserto. Após a saída da terra do Egito, onde haviam sido escravos por muitos anos, Deus precisava preparar seu povo para a entrada na Terra Prometida de Canaã.
Quando lemos o capítulo 19 de Levítico, vemos uma série de leis que, em um primeiro momento, nos parecem bastante óbvias e poderíamos até questionar porque Deus precisava colocar em sua Lei algo tão óbvio. Em todo livro, e também no livro de Deuteronômio, encontramos algumas leis que alguns poderiam até afirmar uma grande 'bobeira' para se constar na Lei perfeita de Deus, como o mandamento de construir um parapeito, ao construir um terraço, para não correr o risco de ninguém cair e se machucar (Dt 22:8).
Mas ainda que alguns possam considerar uma tolice Deus dar algumas recomendações aos israelitas, nós entendemos como sendo o cuidado fiel de Deus para com o seu povo. Durante toda a caminhada no deserto, desde o Êxodo, até a entrada na Terra Prometida, em Josué, nós podemos perceber a fidelidade de Deus para com o povo, ainda que os filhos de Israel, muitas vezes, fossem infiéis.
Este cuidado, baseado no amor dEle para com o seu povo, chega até nós, nos dias de hoje, de forma muito parecida. Se Deus tirou o seu povo da escravidão do Egito, também nos libertou, através do sacrifício de Cristo. Levávamos uma vida escrava, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus, em Cristo, nos libertou.
Mas esta não foi a única ação de Deus para com os Israelitas. Deus também os guiou durante toda a travessia até chegar em Canaã, a Terra Prometida. Da mesma forma, Deus está nos guiando por toda a vida, em todas as áreas de nossa vida, até que cheguemos ao Lar Celestial, a Glória Prometida.
Isso quer dizer que o Deus Todo-Poderoso, que criou todas as coisas e sustenta todas as coisas, o mesmo Deus que libertou o povo de Israel do Egito com mão poderosa, guiou os israelitas no deserto até a Terra Prometida, o Deus que enviou Jesus pra morrer no meu e no seu lugar e nos garantir a PAZ eterna com Ele, também cuida de nós. E, por isso, posso afirmar, em caixa alta, que DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ!
Em Cristo,
Pr. Thiago.