Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

RESPIRE

 Publicado originalmente no site do Grupo Oxigênio - www.grupooxigenio.com.br


O Problema é Feio?

Todos passamos por problemas. Problemas nas mais diversas áreas de nossa vida. Problemas de saúde, financeiros, emocionais, relacionais. Como lidar com os meus problemas? Como resolvê-los? Como encarar os problemas mais feios de nossa vida?
Muitos pensam resolver seus problemas fugindo deles. Pensam que, porque o problema é feio demais, a solução é se esconder. O grande erro é que, pensando assim, nós nunca poderemos resolver os nossos problemas. Ficaríamos mais parecidos com a caricatura do avestruz que, ao passar por perigos, enfia sua cabeça na terra, pensando que o problema irá passar.
Outros pensam que podem resolver problemas agindo irresponsavelmente com eles. Pensam que o “deixo para pensar nisso depois” pode nos levar a solução das situações difíceis de nossa vida. Ainda que, muitas vezes, precisamos avaliar o tempo correto para lidar com as mais diversas situações, alguns problemas não podem ser deixados para mais tarde. Isso pode nos levar ao comodismo, a nos acostumarmos a viver com nossos problemas de maneira natural.

ENCARE!

Porém, assim como todos nós passamos por problemas, todos nós precisamos aprender a encarar nossos problemas. Precisamos aprender a resolver nossos problemas mais feios.
Encarar não é fugir. Encarar não é deixar pra depois. Encarar é resolver. Ainda que a resolução não tenha sido aquela que a gente imaginava. Encarar é enfrentar o medo. Encarar é olharmos para nós mesmos e percebermos o que podemos resolver e o que não podemos. Grande parte dos problemas que enfrentamos, nós, depois de pensarmos, refletirmos, observarmos e compreendermos a situação, podemos resolver.
Mas existe um problema que não podemos resolver por nós mesmos. Um problema eterno. Jesus disse que Ele é o único caminho, a única verdade e a única vida e que ninguém pode se aproximar verdadeiramente de Deus a não ser através dEle (João 14:6). Isso quer dizer que, todos aqueles que não caminham com Jesus, maus ou bons, estão longe de Deus por toda a eternidade.
Por isso, não deixe para depois. Caminhe com Jesus. Entregue-se a Ele. Jesus te chama estabelecer uma aliança com você. Ele te chama para um relacionamento intenso e para uma vida de abundância com Deus.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

JUSTIFICANDO - Jó 9:2 e Romanos 5:1-5

A doutrina da Justificação é uma das mais importantes dentro do sistema doutrinário reformado. Ainda que eu discorde, alguns teólogos colocam a doutrina da Justificação pela Fé como a causa maior da Reforma Protestante do século XVI.
Mas o que é essa tal de Justificação? Quando apresentamos uma justificativa para a nossa falta, dizemos que estamos justificados, certo? A compreensão teológica e espiritual da doutrina da Justificação é praticamente a mesma.
Justificação é o “ato livre da graça de Deus pelo qual Ele perdoa os nossos pecados e nos aceita como justos aos Seus olhos“ (BERKHOF, p. 473), mediante a justiça de Cristo.
Isso quer dizer que Jesus cumpriu cabalmente, eternamente e eficazmente todas as exigências da Lei de Deus (ou do pacto das obras) e aplicou esse cumprimento àqueles a quem Deus concedeu fé.
Isso posto, o apóstolo Paulo afirma que nós, justificados, temos paz com Deus por intermédio de Jesus Cristo. Mas por que Paulo afirma que temos paz com Deus?
1) Temos paz com Deus porque o redimido é justificado gratuitamente pela fé que recebe de Deus.
Temos paz com Deus porque o homem que crê, crê por que Deus lhe concedeu esse dom.
Jó pergunta: “Como pode o homem ser achado justo para com Deus?”. Como pode aquele que é absolutamente inferior a Deus ser encontrado justo diante dAquele que possui toda a justiça? Como pode aquele que está totalmente depravado, corrompido pelo pecado ser encontrado justo diante de um Deus Santo e Irrepreensível em bondade.
A pergunta de Jó já é a resposta! O homem não pode, por seus atos ou vontade, ser achado justo diante de Deus.
Por isso, podemos afirmar que temos paz com Deus porque o redimido recebe gratuitamente de Deus a fé que o habilita a crer no sacrifício justificador de Cristo.
2) O redimido descansa unicamente em Cristo para a Salvação.
Jó fala que nada do que o homem faça pode contar para a sua justificação. Por isso, dependemos unicamente e eficazmente do sacrifício e ressurreição de Cristo para nossa salvação. E graças a Deus por isso! Sabe por quê?
Porque se dependêssemos de nós, nem que fosse em 1% para nos justificarmos, estaríamos perdidos. Mas nós descansamos em Cristo e dependemos apenas dEle para sermos encontrados como justos diante de Deus.
Nós somos falhos e, por isso, inábeis para nos justificarmos diante do Pai. Mas nós dependemos dAquele que é perfeito e que, através da sua vida, morte e ressurreição, justifica o ímpio. Jesus assumiu a nossa imperfeição na cruz para que pudéssemos assumir sua perfeição diante de Deus.
Por isso, temos paz com Deus por descansarmos unicamente em Cristo para a Salvação.
3) O redimido desfruta de todas as bênçãos adquiridas na Justificação.
A primeira benção é que agora, por causa da justiça perfeita de Cristo, somos recebidos como filhos de Deus e podemos desfrutar de todas as bênçãos que Cristo conquistou por nós.
Isso nos garante, agora, como justificados, a vida eterna junto do Pai. Uma vida eterna que não passa a existir a partir do momento que morremos. Mas uma vida eterna que é desfrutada aqui e a partir daqui. Vida maravilhosa e cheia no tempo presente. Uma vida em abundância em que podemos desfrutar da plenitude da existência em Cristo.
Mas não vos enganeis. Ninguém entrará no céu em pecado. Por isso, Jesus removeu a culpa do pecado daquele que crê. O homem não pode ser apresentado diante de Deus na vida eterna com a marca do pecado em sua vida. Então, Deus enxerga aquele que crê através da justiça de Cristo.
Por isso, podemos afirmar que temos paz eterna com Deus, porque podemos desfrutar das bênçãos que Jesus adquiriu e nos legou.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- BERKHOF, Louis. TEOLOGIA SISTEMÁTICA. Editora Cultura Cristã; São Paulo. 2001