Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NÃO SEJA UM CRISTÃO MEDÍOCRE!

"Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo." - II Pedro 1:8
Tenho sido muito edificado pelas palavras de Charles Swindoll no livro "COMO VIVER ACIMA DA MEDIOCRIDADE - Levando a sério o seu compromisso com a excelência" (publicado pela Editora Vida). Swindoll escreve que a vida do cristão no Reino de Deus (submisso ao Governo de Deus) deve ser comprometida com a excelência e, de forma alguma, deve se contentar com a mediocridade.
A leitura me fez refletir sobre diversas coisas. Uma delas é que dificilmente, através de aconselhamentos e discipulados, encontro algum cristão que está absolutamente satisfeito com a profundidade de seu relacionamento com Deus. Normalmente, vejo algumas pessoas que tem uma vida diária de oração, que servem eficaz e fielmente ao Senhor em suas igrejas, mas que, por um motivo ou outro, estão insatisfeitas com sua maturidade na fé.
Acredito que muitos de nós somos assim: críticos ao olharmos para a nossa própria vida com Deus e insatisfeitos com a nossa caminhada de fé. Porém, ao mesmo tempo em que facilmente nos compreendemos assim, dificilmente procuramos formas efetivas de melhorarmos.
O texto em questão (II Pedro 1:5-11), nos demonstra que não podemos nos acomodar em nossa caminhada cristã. Precisamos crescer na fé, na virtude, no conhecimento, no domínio próprio, na perseverança, na piedade, na fraternidade e no amor! Que 'pacotão' precioso! Se pudéssemos resumir a vida cristã excelente teríamos que passar por todas essas características. Através de oito expressões, o apóstolo Pedro une a vida de oração com a vida em comunidade. O conhecimento da vontade de Deus com o conhecimento do nosso coração. O servir a Deus e a exortação.
Muitas vezes, nos contentamos no fato dessas características existindo em nós, mas a palavra do apóstolo Pedro sugere uma melhora! Ela sugere a busca pela excelência. Precisamos de algumas posturas e virtudes 'aumentadas' em nossas vidas.
Que possamos nos esforçar para crescermos em nossa maturidade cristã. Que possamos aprender a viver a excelência do Reino de Deus.
"Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora." - II Pedro 1:9
Em Cristo,
Pr. Thiago Mattos.

Nenhum comentário: