Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AGOSTO - MÊS DAS MISSÕES E DO PRESBITERIANISMO

"... aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos..." - Habacuque 3:2
            No dia 12 de agosto, nós comemoramos o dia do presbiterianismo. Por causa do grande esforço missionário da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos, nós hoje fazemos parte dessa história. E, por isso, o mês de agosto também é considerado o mês das missões.
            Há aproximadamente 60 anos atrás, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) era a maior denominação evangélica do país. Tínhamos o maior número de membros, as maiores arrecadações, as igrejas mais atuantes e impactantes nas cidades. E, hoje, com raríssimas exceções, somos o 'traço' nas estatísticas. Não merecemos nem menção nas estatísticas. Somos tão poucos que acabamos incluídos nos 'Outros'.
            Infelizmente, uma grande parte da igreja, hoje, coloca a culpa da nossa falta de crescimento nos enganos e corrupções das outras denominações. E isso falsamente nos exime da responsabilidade que temos de olharmos pros nossos arraiais e percebermos que muita coisa está errada e necessitando de mudança. Necessitando de AVIVAMENTO!
            Tenho percebido pessoas que se apegam tanto a manutenção do presbiterianismo, mas que não se empenham no crescimento das suas igrejas. Pessoas que estão aprisionadas na doutrina calvinista, mas que não vivem a vida cristã. Irmãos (jovens, adolescentes, homens e mulheres) que, enganados, conhecem mais o MUSI (Manual Unificado das Sociedades Internas) do que a 'única regra de fé e prática'.
            Louvo a Deus pela doutrina de nossa igreja. Não existe doutrina mais bíblica do que ela. Todo o escopo doutrinário de nossa denominação é baseado na Bíblia. Louvo a Deus pelo sistema de governo de nossa igreja, pois é embasado na Bíblia e na representação democrática.
            Mas o que não consigo louvar é que estamos nos prendendo (e nos perdendo) em nossa história. E estamos esquecendo de construir a história. Existem milhões (bilhões) de eleitos de Deus que ainda precisam provar da salvação em Cristo. Existem bilhões que necessitam de amparo, de assistência, de consolo e conforto.
            Precisamos, queridos irmãos, provar desse mover de Deus. Precisamos compreender que o nosso Deus age e quer agir também através de nós, como Igreja Presbiteriana do Brasil.
            Que o mês de agosto possa ser o mês de resgatarmos a verdadeira missão da igreja.
Que Deus nos abençoe,
Pr. Thiago Mattos.

Um comentário:

Unknown disse...

Amém, muitas vezes, amém!!!!